"OS ESPERTALHÕES" (Pr. Osiel Gomes)

         O que tem levado muitos pregadores a serem imprudentes e impudicos no púlpito, infelizmente, é a falta de temor a Deus, posto que, como já dizia Salomão, “... é o princípio da sabedoria...” (Pv 1.7). Isso se refere à observância dos preceitos divinos para a Glória do seu nome.
         Quando realmente priorizamos a Sabedoria Divina, tudo que nos propomos a fazer é para a glória do no me do Senhor. Paulo, quando escreveu aos irmãos da Galácia, dizia que tinha alguns pregadores que se infiltraram na igreja, mas não eram sábios: eram espertos. Tudo que eles faziam não era com sinceridade, mas para afastar Paulo dos irmãos e o objetivo deles era serem bem tratados, porque se consideravam importantes. Paulo disse que é bom ser zeloso pelo bem, Gl 4.17,18.
         Amados, tenho presenciado tantas coisas de alguns pregadores que, às vezes, dá vontade até de sorrir; tem alguns que se denominam itinerantes e vivem disso, mas quando chegam às igrejas para pregar já usam de esperteza. Começam logo a profetizar somente o que é bom, chamam alguns irmãos à frente, fazem logo uma oração de prosperidade e começam a dizer que está revelando que o Diabo quer matar a irmã fulana ou o irmão beltrano. Ora, a Bíblia já diz que o Diabo anda ao nosso derredor (I Pe 5.8). Outros começam a dizer que tem alguns empresários que estão endividados, mas que Deus vai mudar tudo etc. Eles fazem isso não é com sabedoria, mas com esperteza, para venderem suas fitas, DVD’s e tirarem uma grande oferta, geralmente para “ajudar naquele santo ministério”.
         Um dia chegou à igreja que trabalho um pastor itinerante e disse: “- Pastor, deixe que eu ‘tiro’ a oferta”. Ele entregou um envelope e disse: “- Olha irmão, não coloque a oferta hoje; leve esse envelope para sua casa e amanhã o irmão traz, coloque tudo que você tem, pois fazendo isso tudo vai mudar na sua vida, as portas irão se abrir para você. A irmã que não é casada, que está à procura de um noivo, recebendo esse envelope e colocando a sua oferta, Deus vai providenciar-lhe um noivo”. A maioria dos crentes recebeu o envelope e no outro dia ele foi embora com todo recurso arrecadado. Voltou à sua cidade, com uma boa oferta e até hoje as irmãs estão sem casar.
         Não é assim que a Bíblia ensina: ela manda contribuir liberalmente, não por obrigação ou porque vai acontecer isso ou aquilo em sua vida, Rm 12.8.
         Meus irmãos e pastores, devemos tomar muito cuidado com esse tipo de pregador esperto, que sabe como fazer o povo chorar, rir, dar oferta e até ficar contra o pastor da igreja local; eu os chamo de artistas, que sabem camuflar-se muito bem. Há alguns que inventam milagres, dizendo “... eu estava pregando em uma igreja e lá chagando comecei a orar e o Senhor curou uma irmã...”. Quando agente passa por algumas dessas citadas igrejas, pergunta-se pela irmã e ninguém tem notícias. O nosso Brasil está cheio desses espertalhões, que sabem imitar e mentir. Por tanto, cuidado com esse tipo de gente que estão em nosso meio, vestidos de ovelhas mas são lobos ferozes.
         Em toda área sabemos que tem gente assim; eu me lembro que, concluindo o meu curso de Direito, o professor contou um exemplo, baseando-se no 171, dizendo que essas pessoas se apresentam como tendo tudo de bom e do melhor, seus amigo são todos importantes, ele é formado em várias áreas, entende de muitos negócios e quando começa a conversar, aos poucos vai conquistando a pessoa e ganhando confiança; ele é um espertalhão, o homem das armações ilimitadas, capaz de vender para você um pedaço da Praça da Sé (SP) ou um terreno meio do mar. Estamos falando do estelionatário, crime praticado por aquele que obtém vantagens econômicas, usando de artifício ou qualquer outra trama destinada a enganar e ludibriar a boa fé alheia. Dentro do Código Penal, a pena varia de 1 a 5 anos, mas multa alta. Veja bem, se há uma sanção para aqueles que assim procedem na vida normal, quanto mais para os que querem ser espertos na vida Espiritual, usando de subterfúgios! Através da Palavra, todos serão punidos; eles estão por aí dizendo que o Senhor falou, quando na verdade não falou e mentem em nome de Deus para terem vantagens pessoais.
         Eu quero mencionar na Bíblia três exemplos de espertalhões que tiveram um fim desagradável:

1 – Geazi. Esse camarada foi muito esperto. Mentindo a Naamã, disse que Eliseu o havia enviado para lhe pedir um talento de prata e duas vestes festivas; resultado, pela palavra de Eliseu ficou leproso. Este foi um espertalhão, mas o Espírito do Senhor usou Eliseu com palavra do conhecimento, II Reis 5.27;
2 – Judas, foi outro espertalhão que teve uma história trágica; dominado pela ambição, vendeu a Cristo Jesus e o seu fim foi terrível, Atos 1.18;
3 – Ananias e Safira. Dois espertalhões que queriam obter vantagens e glórias diante dos demais, mas estavam mentindo, através de esperteza, combinado com sua esposa, esconderam parte do valor de uma herdade, dada como oferta e deram somente a metade. Chagando a Pedro, disseram que tinham vendido por tanto e foram severamente repreendidos, tendo morte súbita, Atos 5.1,11. Os espertalhões devem se arrepender de suas práticas e atitudes mentirosas, senão sofrerão a ira do Deus verdadeiro.
         O Senhor, meu irmão, não é conivente com pecado nem com aqueles que usam de engano. A propósito, dia a Bíblia que quem usa de engano não permanecerá na sua casa, Salmo 101.7. Pode durar um ano, dez, vinte, trinta, mas um dia tudo será revelado. Os fiéis permanecerão, mas os falsos serão punidos por Deus. Não queira ser pregador esperto, mas sim um homem cheio do Espírito de Deus para fazer a Sua obra.
         Eu poderia citar ainda Balaão, Elimas e outros que foram punidos devido aos seus maus procedimentos.
         O pregador sábio deve atentar muito bem para a palavra do profeta Jeremias, que sabiamente nos advertiu, dizendo: “O profeta que tem sonho conte o sonho, mas aquele em quem está a minha palavra, fale a minha palavra, com verdade. O que tem a palha em comum com o trigo? – diz o Senhor”, Jr 23.28. Seja sábio pregador, fale somente o que está na Palavra, deixe de esperteza, de enrolação; diga o que o Senhor já nos revelou, por intermédio de sua Palavra.

_____________________________
Capítulo 8 do livro “Mais Palavra, Menos Movimentos”, do Pr. Osiel Gomes da Silva.
Contatos e pedidos: (99) 3641 2814
pastorosiel@bol.com.br