terça-feira, 30 de agosto de 2011

Depois da misericórdia, o juízo

Deus viu a maldade dos homens e viu que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente, então mandou o justo Noé alertar-lhes sobre o juízo que viria, mas o povo preferiu viver no pecado a agradar a Deus. Abandonaram a Palavra de Deus, claramente vivida por Noé. Eles rejeitaram a misericórdia, então veio o juízo da destruição (Leia Gênesis 6).
Deus colocou o justo Ló à porta da cidade de Sodoma, mostrando aos seus moradores que seu estilo de vida contrastava radicalmente com os daquela cidade. Era a forma de Deus mostrar às famílias daquela cidade que não estava se agradando do seu modo de vida. Eles deviam viver como Ló e sua família viviam, mas eles rejeitaram a misericórdia, então veio o juízo da destruição (Leia Gênesis 19).
Em todas as épocas Deus visitou vidas, famílias, cidades e até nações, com misericórdia, mas rejeitaram sua oferta, então veio o juízo, a destruição.
As visitas de Deus vinham por intermediários - homens e mulheres de Deus. Ele mandou seus justos servos e profetas, mas todos foram mortos, porque as pessoas preferiram viver para si mesmos e na prática do pecado. Por fim, ele mesmo veio a esta terra, em Jesus Cristo, e, por incrível que pareça, também o rejeitaram, a ponto de o crucificarem numa cruz. Rejeitaram a maior visitação da misericórdia divina manifestada ao ser humano, em todos os tempos.
Eles, os moradores de Jerusalém, mais uma vez, rejeitaram a misericórdia, então veio o juízo. A história narra a terrível destruição de Jerusalém, em 70 A.D., que resultou em prisões e no extermínio de um milhão de judeus.
Em toda a história sempre houve a oferta de misericórdia, seguida de juízo. No dia-a-dia isto continua acontecendo, porém a maioria não consegue ver. A misericórdia rejeitada significa juízo, e isto numa escala proporcional. O julgamento vem na mesma proporção da misericórdia oferecida.
Caro amigo, se você é um cristão, então não rejeite nem negligencie a misericórdia a ti oferecida. Não rejeite nem negligencie a freqüência aos cultos, a vida de oração, a leitura e meditação da Palavra de Deus, o bom testemunho, o amor, o convite e a pregação aos outros que não conhecem a visitação da misericórdia de Deus hoje, que é Jesus Cristo.
Mas se você ainda não é cristão, ou ainda não é membro de uma igreja, entenda que este folheto é a visitação da misericórdia de Deus na tua vida e de toda tua família. Não permita que o juízo venha. Volte-se para Deus. Leia a Bíblia Sagrada. Mas procure hoje mesmo uma igreja para você e sua família fazerem um compromisso de amor com Deus. Procurem uma igreja comprometida com ensinamentos bíblicos que os ajudem a conhecer o Senhor Jesus e sua vontade. Uma Igreja pode ser climatizada, ser bem construída e espaçosa, com lindos cânticos e muitos adornos, mas quem transforma o homem é a Palavra de Deus. “Toda Escritura é inspirada por Deus e valiosa para ensinar a verdade, convencer do pecado, corrigir erros e treinar no viver correto” (I Timóteo 3.16).
Hoje Deus te visitou..., com misericórdia!

Um comentário: